Muitas pessoas convivem com a pálpebra caída (ptose palpebral ou dermatocalase excessiva) achando que é apenas um problema estético. No entanto, quando a pele ou a margem da pálpebra cobre parte do eixo visual, o cérebro precisa fazer um esforço extra para enxergar, o que gera sintomas físicos.
Se você tem excesso de pele ou pálpebras baixas, fique atento a estes 5 sinais de que sua visão está sendo afetada:
- Sensação de peso nos olhos ao final do dia: Parece que você precisa fazer força física para manter os olhos abertos, especialmente à noite ou ao ler.
- Dor de cabeça frontal: De tanto erguer as sobrancelhas para tentar levantar as pálpebras, o músculo da testa fica tenso, gerando dores de cabeça tensionais na região da fronte.
- Redução do campo de visão superior: Você sente dificuldade em ver objetos que estão acima da linha dos olhos sem ter que levantar a cabeça (como ver um semáforo, por exemplo).
- Necessidade de levantar o queixo: Para compensar a pálpebra que cobre a visão, você adota uma postura de “queixo para cima” para conseguir enxergar melhor, o que pode causar dores no pescoço.
- Dificuldade para dirigir: A perda de campo visual periférico e superior pode atrapalhar a percepção de placas e movimentos no trânsito.
Se você se identificou com esses sinais, a cirurgia de pálpebras deixa de ser apenas estética e passa a ser reparadora, visando recuperar sua qualidade de vida e capacidade visual.
As informações acima têm finalidade educativa. Cada pessoa é única e pode precisar de orientações específicas. Se você apresenta sintomas ou deseja um diagnóstico preciso, agende uma consulta.
Dr. Gildivan Carneiro
Cirurgião Oculoplastico
CRM 4509/RN | RQE 655